This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que é Linux?


Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linuz foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.
O Linux adota a GPL, uma licença de software livre – o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do SISTEMA GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

OS/2 e suas incompatibilidades

Inicialmente, o OS/2 era incompatível com os softwares desenvolvidos para o Windows, o que era um grande empecilho, já que o Windows era muito mais popular entre os desenvolvedores. Depois de muita negociação, a IBM conseguiu um acordo com a Microsoft, que permitia que o OS/2 executasse o Windows 3.11 dentro de uma máquina virtual, oferecendo compatibilidade com seus programas. Entretanto, o tiro acabou saindo pela culatra, pois desestimulou ainda mais o desenvolvimento de aplicativos nativos para o OS/2, fazendo com que ele acabasse concorrendo (em desvantagem) com o Windows em seu próprio território. Rodar programas Windows dentro do OS/2 era muito mais problemático e o desempenho era inferior, fazendo com que mais e mais usuários preferissem usar o Windows diretamente.

Sobre OS/2

O OS/2 tem arquivos de configuração semelhantes ao DOS, um Config.sys e um Autoexec.bat (usado apenas para as sessões DOS). Ele tem uma linha de comando com Dir, Copy, Del e outros comandos. Sua interface gráfica é muito parecida com a do Windows à primeira. Ele se parece superficialmente com o DOS principalmente em virtude do seu objetivo inicial de ser o substituto da IBM/Microsoft para o velho DOS.

OS/2 é um sistema multitarefa ou monotarefa?


O OS/2 é um sistema multitarefa preemptivo, ou seja, capaz de processar diversos programas concomitantemente (ao mesmo tempo). Ele foi desenvolvido desde seu início para ser um sistema preemptivo e essa é uma das suas grandes vantagens.

   O sistema preemptivo divide o processador e a RAM da máquina entre os programas de modo que todos fiquem com o suficiente. Diferente do modelo cooperativo de multitarefa, os recursos são totalmente administrados pelo S.O., não podendo ser afetados pelos aplicativos.
    O OS/2 roda aplicativos de 16 bits em áreas isoladas na memória, protegendo assim cada um do comportamento falho dos outros.

O que é OS/2

OS/2 um sistema operacional da IBM. A sigla significa "Operating System/2". Competiu com o Windows nos anos 90 no segmento desktop, mas foi descontinuado pela IBM e não é mais vendido.
O OS/2 ainda pode ser utilizado, não-oficialmente, por usuários finais através do eComStation, que é nada mais do que a versão 4.52 (2001) com drivers atualizados e versões dos programas OpenOffice e Mozilla Firefox inclusas .

Sistema BSD: características

Os três sistemas operacionais BSDs são:


FreeBSD:
O sistema operacional FreeBSD é um dos mais usados no mundo do software livre. Possui uma verdadeira legião de adeptos e desenvolvedores. O Yahoo é um grande colaborador deste BSD. Por consequência, é o que possui maior número de aplicativos, o que o torna fácil encontrar materiais de suporte. Ele também é destaque quando o assunto é documentação: existe um documento chamado FreeBSD Handbook, excelente para quem precisa tirar dúvidas sobre o sistema. Desenvolvido também na Universidade de Berkeley, sua primeira versão surgiu em 1990.


Uma de suas características que mais atraem os usuários é a instalação descomplicada. Nesse processo, há poucas chances de falhas e a compatibilidade com hardware é grande. É possível instalá-lo diretamente pela Internet. É importante ressaltar que essa "facilidade de instalação" é relativa. Se você já é acostumado a instalar distribuições Linux, principalmente pelo modo texto, pouco provavelmente terá problemas. Mas se você for um usuário com pouca experiência, é recomendável procurar algum material que lhe auxilie na instalação.


Porém, o FreeBSD é "falho" quando o assunto é arquitetura. Roda apenas em plataforma Intel 32 bits (que inclui processadores AMD), Dec Alpha, Sparc64 e PowerPC, além de ter compatibilidade com a arquitetura de 64 bits desenvolvida pela AMD.
O destaque do FreeBSD vai para sua excelente performance em aplicações para servidores Web e de banco de dados. É recomendável usá-lo se você quiser ser um novo usuário de sistemas BSDs, principalmente pela gama de aplicativos que este sistema oferece.
Site oficial: www.freebsd.org

OpenBSD:
A ideia do sistema é ser extremamente eficiente no quesito segurança. Isso é visível logo no processo de instalação, onde ele desativa alguns recursos que podem ser perigosos. Em seu processo de desenvolvimento, o código é avaliado e reavaliado constantemente. Quando é detectado algum erro, imediatamente é desenvolvida e aplicada uma solução. A questão é tão levada a sério que outros sistemas BSDs baseiam suas políticas de segurança no OpenBSD.
O OpenBSD não é tão simples na instalação. O usuário necessita de uma certa experiência, justamente pela questão de segurança. É preciso conhecer está área para saber configurar o sistema. O OpenBSD também pode ser instalado diretamente pela Internet, porém é mais comum encontrá-lo em CDs. Além das plataformas citadas no FreeBSD, o OpenBSD suporta computadores Mac e Sun.
No caso da instalação, o OpenBSD não é tão simples como o FreeBSD. O usuário precisa de uma certa experiência, justamente pela questão da segurança. É preciso conhecer esta área para saber configurar o sistema. Assim como ococrre com o FreeBSD, o OpenBSD também pode ser instalado diretamente pela Internet, porém é mais comum encontrá-lo em CDs. A compatibilidade do OpenBSD com as arquiteturas é algo a se destacar. Além das plataformas citadas no caso do FreeBSD, o OpenBSD suporta até mesmo computadores Mac e Sun.
Uma importante característica do OpenBSD é que a partir dele foi criado o projeto OpenSSH (um projeto que enfatiza a segurança). Este projeto tem como objetivo aplicar funcionalidades mais eficientes no protocolo SSH (Secure Shell). Seu uso tem crescimento constante.
O OpenBSD não é muito apropriado para quem está começando a trabalhar com BSD. É necessário uma certa experiência, principalmente com questões de segurança. Esse sistema é muito utilizado em computadores que servem de roteador, firewall, backup e monitoramento.
Site oficial: www.openbsd.org

NetBSD:
Foi lançado em 1993. O NetBSD é um sistema que se destaca por ser compatível com uma quantidade enorme de plataformas. Ele já foi implementado até mesmo no console do videogame Dreamcast, da Sega. É certamente, o sistema mais abrangente que existe na questão de arquitetura. Por esta razão, há muitos usuários deste sistema que preferiram usá-lo a ter que jogar seus computadores antigos no lixo (por exemplo, da Apple).
A questão da segurança também é forte no NetBSD. Mas o foco é mesmo permitir ao sistema ser multi-plataforma. O NetBSD consegue fazer isso tão bem que os outros sistemas BSDs usam parte de seu código para tratar do assunto.
A instalação do NetBSD não é complicada, mas não chega a ser tão eficiente quanto a instalação do FreeBSD. É possível baixá-lo pela Internet, por FTP, no entanto, é comum encontrá-lo em CD.
Muitos estudantes de computação preferem utilizar o NetBSD para pesquisar sua capacidade de ser compatível com várias plataformas. No entanto, como já foi dito, muitos o utilizam para "dar vida nova" a antigos computadores, especialmente máquinas da Apple e da Sun Microsystems. A tão famosa plataforma Amiga também é compatível. Visite o site oficial para encontrar a lista de compatibilidade. Se você quiser utilizar um sistema BSD, o NetBSD é uma boa opção.
Site oficial: www.netbsd.org

Fonte: InfoWester.

OS/2

IBM OS/2

Desenvolvedor:IBM, Microsoft

Arquiteturas:x86

Modelo:Código Fechado

Lançado em:abril de 1987 (24 anos)

Versão estável:4.57 dezembro de 2001 (9 anos)

Família do SO:OS/2

Núcleo:Híbrido

Licença:Proprietária

O OS/2 tem arquivos de configuração semelhantes ao DOS, um Config.sys e um Autoexec.bat (usado apenas para as sessões DOS). Ele tem uma linha de comando com Dir, Copy, Del e outros comandos. Sua interface gráfica é muito parecida com a do Windows à primeira. Ele se parece superficialmente com o DOS principalmente em virtude do seu objetivo inicial de ser o substituto da IBM/Microsoft para o velho DOS.

Sobre: Sistema BSD

Surgimento:

BSD é a sigla para Berkeley Software Distribution. Foi criada pelos estudantes na Universidade da Berkeley, da Califórnia, para melhorar a acrescentar algumas funções ao sistema operacional Unix. No início, a ideia sofreu mudanças rapidamente. Foram tantas que o BSD virou, praticamente, um novo sistema operacional.
O que os criadores do BSD não sabiam é que este sistema, por muitos considerado uma filosofia, tivesse tanta importância para a computação. Até o próprio Windows incorporou algumas de suas funcionalidades. O sistema operacional MacOS X (Apple) tem como base o BSD e é um dos sistemas operacionais mais elegantes e funcionais que existem atualmente.
Quando se trata de segurança, os sistemas operacionais BSDs se mostram imbatíveis. Toda sua estrutura foi - e é - desenvolvida considerando aspectos de estabilidade, integridade, segurança e confiabilidade. Como consequência, é um sistema robusto, eficiente e excelente para aplicações de missão crítica. Prova disso é que a Internet é relacionada ao BSD, pois utiliza algumas funcionalidades de rede e conexão desse sistema.
Licença de uso do BSD:
O tipo de licenciamento mais conhecido no mundo do software livre é a GPL (GNU PublicLicense), usada principalmente pelo Linux. No entanto, o BSD possui uma licença própria. Por meio desta licença, qualquer pessoa ou empresa pode fazer o que quiser do código, inclusive, alterá-lo para a criação de produtos fechados. Na licença GPL, isso seria muito complicado, para não dizer impossível. Qualquer sistema BSD que utiliza esta sigla só pode ser considerado como tal se utilizar esse tipo de licenciamento.


Fonte: Infowester.

Saída de Steve Jobs da Apple marca o fim de uma Era

Após se tornar a maior empresa do Planeta, a Apple acaba de perder, no último dia 24 de agosto, um dos maiores gênios da tecnologia. Steve Jobs sai da posição de CEO para a entrada de Tim Cook, que está na Apple há alguns anos.

É impossível para analistas ou acionistas não se lembrarem do que foi ocorrido na saída de Steve Jobs, quando foi demitido pelo CEO, que foi chamado pelo próprio Jobs. A Apple por pouco não faliu em 1997, quando Steve retornou ao posto de Presidente.

Após isso, a Apple só cresceu. Inovou. Inventou.

Quatro anos depois,em 2001 lançou o iPod. Que revolucionou o modo que a indústria da música distribuía conteúdo. Seis anos depois, em 2007, lançou o iPhone. Que mudou o conceito de como um smarphone deveria ser. E em janeiro de 2010, lançou o iPad, que é considerado o primeiro tablet, com software e hardware para tablet.

É nesse contexto, há menos de um mês da data que normalmente novos iPods são apresentados é que o homem que pensou na interface gráfica, saiu da Presidência em decorrência de um câncer de pâncreas que vem enfrentando desde 2004. Além disso, o iPhone, anualmente apresentado da WWDC, foi adiado. Espera-se que ele seja lançado junto com novos iPods.


O sistema BSD é monotarefa ou multitarefa?

Sistema monotarefa: O sistema operacional tem capacidade de executar apenas um programa por vez.

Sistema multitarefa: É a característica dos sistemas operativos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente. Ele se divide em:

Cooperativa: O S.O. define uma parcela de tempo para cada programa, onde ele recebe atenção do Sistema Operacional e do hardware.

Preemptiva: O S.O. define propriedades conforme a necessidade do programa no momento.

O Sistema BSD

FreeBSD: Multitarefa preemptiva.

NetBSD: Multitarefa

OpenBSD: Multitarefa

Fontes: Autoria própria, Doc.fug, Wikipedia.

Governo irá distribuir tablets para os alunos das escolas públicas a partir de 2012

O Ministro da Educação Fernando Haddad, divulgou nesta quinta-feira (01/09/2011) na 15° Bienal do Livro, que o governo irá distribuir tablets para os alunos das escolas públicas a partir de 2012.

Segundo o ministro, a intenção do governo é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia, e que o MEC investiu recentemente R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. O ministro não revelou a quantidade exata de tablets a serem distribuídos, nem o modelo que ainda será escolhido.

A quantidade exata será comprada pelo MEC, e como afirma Haddad “O MEC neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets”. Nenhuma marca específica foi citada.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More