Os três sistemas operacionais BSDs são:
FreeBSD:
O sistema operacional FreeBSD é um dos mais usados no mundo do software livre. Possui uma verdadeira legião de adeptos e desenvolvedores. O Yahoo é um grande colaborador deste BSD. Por consequência, é o que possui maior número de aplicativos, o que o torna fácil encontrar materiais de suporte. Ele também é destaque quando o assunto é documentação: existe um documento chamado FreeBSD Handbook, excelente para quem precisa tirar dúvidas sobre o sistema. Desenvolvido também na Universidade de Berkeley, sua primeira versão surgiu em 1990.
Uma de suas características que mais atraem os usuários é a instalação descomplicada. Nesse processo, há poucas chances de falhas e a compatibilidade com hardware é grande. É possível instalá-lo diretamente pela Internet. É importante ressaltar que essa "facilidade de instalação" é relativa. Se você já é acostumado a instalar distribuições Linux, principalmente pelo modo texto, pouco provavelmente terá problemas. Mas se você for um usuário com pouca experiência, é recomendável procurar algum material que lhe auxilie na instalação.
Porém, o FreeBSD é "falho" quando o assunto é arquitetura. Roda apenas em plataforma Intel 32 bits (que inclui processadores AMD), Dec Alpha, Sparc64 e PowerPC, além de ter compatibilidade com a arquitetura de 64 bits desenvolvida pela AMD.
O destaque do FreeBSD vai para sua excelente performance em aplicações para servidores Web e de banco de dados. É recomendável usá-lo se você quiser ser um novo usuário de sistemas BSDs, principalmente pela gama de aplicativos que este sistema oferece.
OpenBSD:
A ideia do sistema é ser extremamente eficiente no quesito segurança. Isso é visível logo no processo de instalação, onde ele desativa alguns recursos que podem ser perigosos. Em seu processo de desenvolvimento, o código é avaliado e reavaliado constantemente. Quando é detectado algum erro, imediatamente é desenvolvida e aplicada uma solução. A questão é tão levada a sério que outros sistemas BSDs baseiam suas políticas de segurança no OpenBSD.
O OpenBSD não é tão simples na instalação. O usuário necessita de uma certa experiência, justamente pela questão de segurança. É preciso conhecer está área para saber configurar o sistema. O OpenBSD também pode ser instalado diretamente pela Internet, porém é mais comum encontrá-lo em CDs. Além das plataformas citadas no FreeBSD, o OpenBSD suporta computadores Mac e Sun.
No caso da instalação, o OpenBSD não é tão simples como o FreeBSD. O usuário precisa de uma certa experiência, justamente pela questão da segurança. É preciso conhecer esta área para saber configurar o sistema. Assim como ococrre com o FreeBSD, o OpenBSD também pode ser instalado diretamente pela Internet, porém é mais comum encontrá-lo em CDs. A compatibilidade do OpenBSD com as arquiteturas é algo a se destacar. Além das plataformas citadas no caso do FreeBSD, o OpenBSD suporta até mesmo computadores Mac e Sun.
Uma importante característica do OpenBSD é que a partir dele foi criado o projeto OpenSSH (um projeto que enfatiza a segurança). Este projeto tem como objetivo aplicar funcionalidades mais eficientes no protocolo SSH (Secure Shell). Seu uso tem crescimento constante.
O OpenBSD não é muito apropriado para quem está começando a trabalhar com BSD. É necessário uma certa experiência, principalmente com questões de segurança. Esse sistema é muito utilizado em computadores que servem de roteador, firewall, backup e monitoramento.
NetBSD:
Foi lançado em 1993. O NetBSD é um sistema que se destaca por ser compatível com uma quantidade enorme de plataformas. Ele já foi implementado até mesmo no console do videogame Dreamcast, da Sega. É certamente, o sistema mais abrangente que existe na questão de arquitetura. Por esta razão, há muitos usuários deste sistema que preferiram usá-lo a ter que jogar seus computadores antigos no lixo (por exemplo, da Apple).
A questão da segurança também é forte no NetBSD. Mas o foco é mesmo permitir ao sistema ser multi-plataforma. O NetBSD consegue fazer isso tão bem que os outros sistemas BSDs usam parte de seu código para tratar do assunto.
A instalação do NetBSD não é complicada, mas não chega a ser tão eficiente quanto a instalação do FreeBSD. É possível baixá-lo pela Internet, por FTP, no entanto, é comum encontrá-lo em CD.
Muitos estudantes de computação preferem utilizar o NetBSD para pesquisar sua capacidade de ser compatível com várias plataformas. No entanto, como já foi dito, muitos o utilizam para "dar vida nova" a antigos computadores, especialmente máquinas da Apple e da Sun Microsystems. A tão famosa plataforma Amiga também é compatível. Visite o site oficial para encontrar a lista de compatibilidade. Se você quiser utilizar um sistema BSD, o NetBSD é uma boa opção.