O sistema OS/2 (Operating System/2) é um sistema operacional da IBM que competiu com o Windows nos anos 90 no segmento desktop, mas foi descontinuado pela empresa e não é mais vendido. Mesmo assim, esse SO pode ser utilizado, não-oficialmente, por usuários finais através do eComStation, que é nada mais do que a versão 4.52 (2001) com drivers atualizados e versões dos programas OpenOffice e Mozilla Firefox inclusas.
As principais características do sistema OS/2 são:
- Sistema multitarefa preemptivo, ou seja, capaz de processar diversos programas ao mesmo tempo. Ele foi desenvolvido desde seu início para ser um sistema preemptivo.
- O OS/2 roda aplicativos de 16 bits em áreas isoladas na memória, protegendo assim cada um do comportamento falho dos outros.
- O OS/2 é um sistema extremamente confiável, por diversos motivos, muito mais seguro que a maioria das versões do Windows.
- O HPFS tem um ótimo sistema de tratamento de erros, com hotfixies e a fragmentação do disco é mínima, o que também diminui a probabilidade de erro no disco.
- É um sistema realmente preemptivo, e quando um programa tenta invadir a área de memória de outro ele é imediatamente fechado, o que impede que o sistema todo tranque por causa de um aplicativo.
- Os arquivos vitais do sistema ficam em uma área reservada na memória que pode ser acessada mesmo que todos os outros programas tranquem.
- É um sistema quase totalmente desenhado em 32bits, e uma das causas da instabilidade no Windows 95 é a mistura de programas 32 bits com programas 16 bits.
- Toda a memória do computador possui um endereço atribuído a ela. O processador usa esse endereço para recuperar ou alterar o conteúdo da memória em um local em particular.
- Toda a memória é acessada usando-se um endereço de 32bits. Esse endereço de 32bits permite até 4 GB de endereçamento direto. Existem dois esquemas para acessar a memória do computador: o plano (usado no OS/2) e o segmentado (usado no DOS e Windows 3.11).
- No modelo de memória plano, a memória está totalmente disponível ao processador e pode ser acessada diretamente; os endereços são seqüenciais de 0 a 2³²-1 (4 GB).
- No modelo de memória segmentado, a memória total é dividida em segmentos de 64KB. Um aspecto importante nessa diferença no modo de gerenciar memória é que no OS/2 o limite de 640KB é inexistente. Observe que isso se refere a um sistema operacional dos anos 80, o que dá a exata noção do quanto ele já era avançado na época.
- Suporta o sistema de arquivos FAT (usado no DOS e Windows), a Super FAT e o HPFS, o sistema desenvolvido pela IBM e Microsoft (onde originou o NTFS), que explora melhor o disco rígido de grande porte.
- O HPFS, completamente 32bits, é muito superior a FAT (originalmente de 16bits, e posteriormente com 32bits virtuais na VFat). Apresenta suporte nativo a nomes de arquivos de até 254 caracteres, espaços entre caracteres em letras maiúsculas ou minúsculas, inclusive alguns de uso restrito até hoje, como o ":" (dois pontos) e estende o suporte a nomes longos para a FAT16 através do uso de arquivos de sistema.
- A IBM dotou o OS/2 2.0 em diante, com e a Super FAT que é armazenada na RAM, o que desgasta muito menos o HD e aumenta a velocidade de acesso consideravelmente.
- A Super FAT é desenhada em 32bits. Entretanto, o HPFS é mais veloz em acesso a disco, em especial em discos grandes.
- O HPFS permite 64KB de atributos estendidos para cada arquivo, esses atributos podem ser quaisquer informações sobre o arquivo.
- O sistema de arquivos do OS/2 também ordena a exibição de arquivos de um diretório automaticamente e mantém as informações sobre um arquivo próximo a ele, facilitando a localização de um arquivo em grandes discos.
- O HPFS também utiliza um sistema de cache de disco, para melhorar o seu desempenho, usando estratégias de alocação cujo objetivo é assegurar que os arquivos permaneçam contíguos.
- De todos os atributos do OS/2, os mais importantes estão em sua proteção, impedindo que um aplicativo derrube o sistema todo, pois o acesso à memória é exclusivo, e totalmente gerenciado pelo OS/2.
- A versão OS/2 Warp 4, o sistema aceita comandos de voz através de um microfone. É possível abrir e fechar programas, ditar textos e até navegar na internet via fala.
- Possui suporte a linguagem Java e uma plataforma de desenvolvimento.
- Atende a tecnologia Plug and Play.
1 comentários:
qual era o valor comercializado??
Postar um comentário