sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sobre: Sistema BSD

Surgimento:

BSD é a sigla para Berkeley Software Distribution. Foi criada pelos estudantes na Universidade da Berkeley, da Califórnia, para melhorar a acrescentar algumas funções ao sistema operacional Unix. No início, a ideia sofreu mudanças rapidamente. Foram tantas que o BSD virou, praticamente, um novo sistema operacional.
O que os criadores do BSD não sabiam é que este sistema, por muitos considerado uma filosofia, tivesse tanta importância para a computação. Até o próprio Windows incorporou algumas de suas funcionalidades. O sistema operacional MacOS X (Apple) tem como base o BSD e é um dos sistemas operacionais mais elegantes e funcionais que existem atualmente.
Quando se trata de segurança, os sistemas operacionais BSDs se mostram imbatíveis. Toda sua estrutura foi - e é - desenvolvida considerando aspectos de estabilidade, integridade, segurança e confiabilidade. Como consequência, é um sistema robusto, eficiente e excelente para aplicações de missão crítica. Prova disso é que a Internet é relacionada ao BSD, pois utiliza algumas funcionalidades de rede e conexão desse sistema.
Licença de uso do BSD:
O tipo de licenciamento mais conhecido no mundo do software livre é a GPL (GNU PublicLicense), usada principalmente pelo Linux. No entanto, o BSD possui uma licença própria. Por meio desta licença, qualquer pessoa ou empresa pode fazer o que quiser do código, inclusive, alterá-lo para a criação de produtos fechados. Na licença GPL, isso seria muito complicado, para não dizer impossível. Qualquer sistema BSD que utiliza esta sigla só pode ser considerado como tal se utilizar esse tipo de licenciamento.


Fonte: Infowester.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More