quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A história do " DOS "

Um sistema operacional é fundamental para que se possa operar um computador, seja ele do tipo Mac, PC ou um complexo servidor de rede. Ele representa o "tradutor" da linguagem de máquina para outra mais compreensível às pessoas sob a forma de comandos escritos e desenhos representativos.

Por exemplo, ao digitar uma palavra no seu editor de texto, códigos são gerados a partir de circuitos elétricos no teclado e enviados ao computador onde será "perguntado" ao sistema operacional que está na memória o que é, para que e para onde vai aquele código. Os circuitos eletrônicos do computador já dirão ao sistema que se trata de códigos de teclado ficando a seu cargo dizer que letras são, conferir com o editor de texto se não se trata de algum comando (como exibir, salvar ou imprimir o texto) e mandá-los à placa controladora de vídeo que o fará aparecer na tela da forma que o editor determinar ao sistema operacional. Tudo isto, sem muitos detalhes, é uma pequena amostra do que ocorre dentro do seu computador, em milésimos de segundo, tendo como importante intermediador o sistema operacional, lembrando que todo este processo é válido tanto para os antigos sistemas como para os atuais como o Win95, MacOS, WinNT, Novell, Unix e o OS/2.

De certa forma, ele não passa de um programa como os outros: tem linhas de código , mensagens de erro, comandos e ícones diversos (alguns até um pouco incompreensíveis), penduricalhos inúteis e de vez em quando - aliás, freqüentemente - deixa-nos de cabelo em pé com suas "travas" misteriosas. Porém, o DOS tem uma peculiaridade: ele rege o computador, é ele quem diz aos outros programas onde está e em que local gravar determinados dados anotando onde eles estarão para futuras leituras, o que fazer quando algo ocorre fora do previsto, administrar os recursos da máquina, gerenciando prioridades solicitadas por diversos programas quando rodam ao mesmo tempo (multitarefa), comandando o uso da memória RAM, e fazer a manutenção e configuração de todo o hardware.

1 comentários:

Comentário pessoal

Assim como pudemos ver no filme "Piratas do Vale do Silício", o DOS foi o primeiro sistema operacional da história ( e sem interface gráfica ). Foi criado por um usuário até ser vendido por 50 mil dólares para a Microsoft, que logo o aperfeiçoou.

É executado através de comandos e só os realiza um de cada vez.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More