quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

História do Windows

Este artigo faz uma abordagem simples sobre sua história  e algumas curiosidades.

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009. Para servidores o Windows Server 2008 R2 é a versão mais recente e estável. Já está em desenvolvimento o Windows 8, o sucessor do Windows 7.

A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (Subseqüente renomeado de Microsoft Windows) em setembro de 1981. Com isso tornou-se possível à utilização do mouse em um ambiente de telas gráficas chamadas de janelas. Foi responsável pela popularização da interface gráfica dos computadores. Com a evolução do sistema operacional Windows, foram criadas várias versões , algumas voltadas para o usuário domestico e pessoal, outras para o uso profissional. As versões para uso doméstico foram desenvolvidas com programação de baixo nível, sem grandes preocupações de segurança o que o tornavam eficientes, mas poucos estáveis e seguro. Com as versões para uso profissional, a Microsoft começou a desenvolver do “zero”, outro tipo de sistema operativo que passou a ser conhecido por NT (“New Tecnology”), este novo sistema mantém a interface gráfica de sucesso, é compatível com os anteriores ao nível binário, mas no seu interior é totalmente diferente já que implementa os conceitos necessários a um sistema operativo seguro.
Conforme as diferentes versões temos então duas famílias de Windows que evoluem de forma parcialmente independente: 1 – Uso doméstico e pessoal: Windons 1.0, Windows 2.0, Windows 3.0, Windows 3.1, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 e Windows ME; 2 – Uso profissional: Windows NT 3.5x, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP.  A partir do XP todas as versões daqui em diante sempre foram distribuídas tanto para uso doméstico como para uso profissional que são o Vista e o 7.


A principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a C e algumas partes com C++ e Assembly.
Até a versão 3.11, o sistema rodava em 16 bits (apesar de poder instalar um update chamado Win32s para adicionar suporte a programas 32 bits), daí em diante, em 32 bits. As versões a partir do XPe 2003 Server estão preparadas para a tecnologia 64 bits.
Os sistemas de 64 bits não possuem mais suporte para rodar nativamente aplicativos de 16 bits, sendo necessário uso de emuladores/máquinas virtuais.


Windows 7

A última versão do Windows, o Windows 7, é um sistema muito bem aceito uma vez que é estável, o seu visual é intuitivo e tem uma boa performance em uma grande gama de computadores, de variadas configurações. O layout também sofreu algumas modificações, para que seja mais fácil encontrar o que você precisa, quando precisa, permitindo que o usuário ganhe tempo em tarefas rotineiras.

Um dos pontos interessantes do Windows 7, é a pesquisa bastante intuitiva no menu Iniciar. Ao se abrir o clássico menu 'Iniciar', você pode tanto visualizar os seus arquivos e programas da maneira clássica, como pode simplesmente digitar o nome do mesmo, para que a busca retorne o que você deseja.

Dentro das melhorias do Windows 7, também pode ser encontrada a barra de tarefas nova. Além de um layout moderno, ao passar o mouse sobre o programa em execução, abre-se um leque de possibilidades como por exemplo abrir um arquivo recente, alterar o status do Messenger, entre outras ações, sem que haja a necessidade de o programa ser aberto.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More